A ONG

PROJETO ESPORTE PARA TODOS - ONG QUALIVIDA

A Ong Qualivida fundada em 19 de Dezembro de 2002 pela professora de Educação Física Georgette Vidor Mello e seus amigos que acreditavam na inclusão social a partir do esporte realizam o Projeto “Esporte para Todos”, de cunho sócio esportivo, com apoio de vários municípios e conta com a parceria de instituições públicas e privadas, assim como de pessoas físicas.

Este projeto oferece o acesso gratuito à prática do esporte, atendendo crianças e adolescentes da rede pública de ensino, na faixa etária entre 4 a 17 anos de idade. As escolinhas esportivas funcionam em diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro.

O programa consiste em escolinhas de iniciação esportiva, basicamente na modalidade da Ginástica Artística, um esporte que para ser implantado requer investimentos, e se popularizado, proporcionará grandes frutos para o esporte de alto nível no futuro.

O projeto oferece também a “Ginástica para Todos” no SESI de Petrópolis, Cordeiro, Centro de Treinamento de Cachoeiras de Macacu e Centro de Treinamento de Três Rios. Nosso trabalho, através de atividades esportivas, é embasado em políticas afirmativas de inclusão social.

A professora Georgette Vidor, um dos nomes de maior representação deste esporte no país é supervisora geral do projeto que atinge 08 municípios, com 18 polos no Estado do Rio de Janeiro. São eles: Cachoeiras de Macacu (4 polos: Centro de Treinamento, EMAFA Japuiba, Funchal e Ribeira), Cordeiro/ Ginásio de Esportes Eugênio Tavares, Três Rios (3 polos: Centro de Treinamento, CIEP Alberto Lavinas e Planeta Cidadão), Sapucaia/ Ginásio Poliesportivo, Magé/ Igreja Católica Sant’Anna, Duque de Caxias/ SESI, Rio de Janeiro (3 polos: Gerdau Cosigua/ Santa Cruz, Ciep Papa João XXIII/ Santa Cruz e Complexo Esportivo da Rocinha) e Petrópolis (4 polos: SESI Albano Franco, E.M. Fábrica do Saber, C.E. Santa Terezinha e Clube Pedro do Rio).

Para manter o padrão de qualidade do projeto, Georgette Vidor e seus coordenadores técnicos, todos ex-ginastas, sendo as coordenadoras suas ex-ginastas, treinadas durante muitos anos pela própria Georgette Vidor. Todos ministram clínicas técnicas de aperfeiçoamento para a constante reciclagem dos professores e estagiários de educação física envolvidos no projeto. A ONG Qualivida dispõe de uma equipe administrativa e técnica que periodicamente verifica as instalações e elaboração das aulas no local.

Atualmente atendemos aproximadamente 2.400 alunos, mas nossa meta é criar ginásios específicos em todos os municípios. Já temos três Centros de Treinamento, um em Cachoeiras de Macacu, um em Três Rios e um em Petrópolis. Contemplamos o esporte e a prática regular de atividades físicas como instrumentos de desenvolvimento humano e de melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade. Como conseqüência natural, almejamos revelar talentos, direcionando-os para os locais de desenvolvimento do esporte de alto nível. Desta forma alcançando o maior objetivo da Qualivida, que além de gerar novos talentos, permite o acesso à cidadania, ao tornar possível que a melhoria da qualidade dos espaços da vida cotidiana influencie positivamente na auto-estima do futuro cidadão.

Os alunos adolescentes mais dedicados são convidados para serem monitores do projeto, um incentivo a tirar esses jovens da ociosidade sem qualquer perspectiva de futuro. A ONG exige, em contra partida, a dedicação aos estudos e claro ao esporte, gerando disciplina e assiduidade na escola. Ao término do ensino médio a Qualivida tenta bolsas em universidades locais para o curso de educação física. Esse adolescente desenvolverá seus estudos no campo da ginástica artística e garantirá a sobrevivência do esporte em seus municípios, além de gerar dignidade e oportunidade de uma vida melhor.

Investimento em esporte é a política pública mais barata e eficiente na luta pela inclusão social. Desse modo, trabalhamos incessantemente para garantir que ninguém seja excluído, assegurando a todas as pessoas, independente de etnia ou gênero, incluindo também as pessoas com deficiência, o acesso ao esporte e ao alto nível competitivo. Em 2008, a Ong Qualivida, se filiou à Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro participando de campeonatos estaduais, em 2009 competições nacionais e 2010 a ONG Qualivida já conquista o bi-campeonato brasileiro pré-infantil B feminino.

Nossos parceiros atestam a seriedade de nosso trabalho, tais como: SESI/FIRJAN, GERDAU COSIGUA, GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, MINISTÉRIO DOS ESPORTES, PREFEITURAS DE TRÊS RIOS, PETRÓPOLIS, SAPUCAIA, CORDEIRO E CACHOEIRAS DE MACACU.

 

1/1